11/01/2022

Iguana

 


Mais um livro adquirido quase por um valor simbólico de €3, sendo as sobras da extinta mas boa Vitamina BD. Este livro criado a seguir ao "A Grande Farsa" e baseado na mesma personagem Iguana, que sempre ausente neste livro, conta um enredo e o terror que causa só de pensar nele, mesmo depois da sua morte.

O livro inicia com Iguana morto no chão, mas mesmo assim depois de morto, causa terror dos que o conheceram e ouviram falar dele, especialmente de Almendrino. que é uma personagem que logo nas primeiras paginas aparece para se mostrar forte e enfrentar o medo, dá um pontapé em Iguana. No entanto o terror é tanto, que Almendrino fica louco de medo que Iguana retorne dos mortos para se vingar do que ele fez. Mais tarde aparece a jornalista Susan Ling com o seu assistente, com intenção de fazer um artigo sobre iguana para poder ganhar Pulitzer. 

A medida que esta jornalista investiga a vida de iguana em La Colonia através da entrevista com vários pessoas, desde a amante a prostitutas, homens de importantes cargos, especialmente da policia, para quem iguana trabalhava e pessoas que ele aterrorizava. Dando a sim a conhecer Iguana como um vilão desprezível e repugnante, um monstro cruel, violento e assassino.

A historia chega a um ponto em que Susan Ling depois de falar com Metitón Bates.(também personagem da A Grande Farsa) descobre que com o que ela ficou a conhecer de Iguana, ela também se sente aterrorizada com o personagem. Mas que o próprio medo desencadeia atitudes e sentimentos diferentes em cada pessoa. O de Susan o medo desencadeia um apetite sexual furaz. Susan usa assim uma mascara de Iguana no seu assistente para ter relações sexuais e atingir o máximo prazer sexual, o clímax. No final Susan consegue o que quer, o tanto desejado prémio e um filme da sua historia realizado por Steven Spielberg e interpretada por Robert de Niro. A historia acaba por ser interessante e com alguma tensão a medida que vamos conhecendo mais sobre Iguana, mas sarcástica algo comediante, devido a algumas partes mais cómicas e absurdas.

A nível de arte, está muito bem conseguido, embora "a grande Farsa" se note um desenho mais aproado. Cenários bem conseguidos, personagens bem desenhadas e cheias de expressão e vivas. Para quem gosta do desenho a preto e branco, de certeza que vai gostar deste, é um exemplar não perfeito mas muito bom. 

Em geral é um bom livro, pelo preço é excelente, mas devo admitir que as partes mais absurdas acabam por tirar um bocado o valor a este livro, mas como tudo, são apenas opiniões pessoais.

Titulo: Iguana
Autores: Domingo Mandrafina (Ilustrador) e Carlos Trillo (argumentista)
ISBN 9789728658182
Editor: Mancha Negra (VitaminaBd)
Lançamento: Junho de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 178 x 262 x 15 mm
Encadernação: Capa mole

Sem comentários:

Enviar um comentário