13/04/2021

Southern Bastards (Volume 1 a 4)

 



Earl Tubb, um homem que agora regressa a sua aldeia natal, encontrando um local cheio de violência, crime e fanatismo por futebol americano, gerido pelo treinador  da equipa de futebol americano REBs, Euless Boss.
No primeiro volume mostra um bocado a historia de Earl para percebermos o personagem e que este guarda rancor a Boss por o culpar pela morte do seu pai, o xerife da cidade. É um personagem forte e amargo, mas sensato, é uma personagem que se destaca de todas outras por ser o “bom”. Ficamos também a conhecer a cidade Craw County em Alabama, de forma crua e atroz, onde a vida é desprezada e que a violência e homicídio são quase como algum comum naquele local, não escolhendo idades, sexo ou raças. 

No primeiro volume, Earl Tubb parecia ser o protagonista desta serie, não fosse Boss o matar violentamente no final com o pau que o xerife e pai de Earl usava também de forma violenta para por respeito na cidade.
Nos seguintes 3 volumes é dado a conhecer a vida dos outros personagens que se interligam entre si e também em especial Boss. O xerife atual, antigo jogador dos REBs e um homem submisso a Boss, os capangas de Boss, a criança que Earl conhece no inicio do primeiro volume e os lacaios de Boss agrediram, entre outros. Por momentos quase sentimos a razão de Boss ser um homem tão violento após sermos expostos ás suas vivencias passadas, estas também difíceis e complicadas.

O volume final termina com a filha de Earl, Roberta Tubb, que vem a cidade descobrir o que aconteceu ao seu pai e vingar-se. No entanto a historia não é conclusiva de forma clara, mas dando a perceber que Boss seria derrotado e que perderia o que defendia com garras e dentes.

É uma historia "suja" cheia de violência extrema, sexo, morte e rivalidade de futebol, onde é mostrado de forma crua e sádica esta cidade de Alabama, no Sul da América, cheia de  “rednecks”. É bem construída e dando a conhecer os personagens com pequenos acontecimentos passados, ou apenas dando importância a momentos pessoais dos mesmos, consegue deixar o leitor agarrado para conhecer melhor quem é e como são as pessoas de Craw County e como estas se interligam.

A nível gráfico o desenho é muitas vezes mais rude e é usado tons avermelhados que destaca bem o sangue e a violência, como uma zona quente do Sul da América do Norte. Embora eu não considero os melhores, não deixa de enquadrar bem na história e esta rudeza e aspereza tanto no desenho como na historia, acabam por combinar bem os dois.


Southern Bastards - Vol. 1 Aqui Jaz um Homem
( ISBN: 9788416510061 com 128 paginas)

Southern Bastards - Vol. 2 Sangue e Suor
(ISBN: 9788416510184 com 112 paginas)

Southern Bastards - Vol. 3 Regressos
(ISBN: 9788416510320 com 160 paginas)

Southern Bastards - Vol. 4 Tê-los no Sítio
(ISBN: 9788416510887 com 168 paginas)

Autor: Jason Latour (ilustrador) e Jason Aaron (Argumentista) 
Editor: G. Floy Studio
Idioma: Português
Dimensões: 175 x 263 x 13 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 112 a 168
Tipo de Produto: Livro
Coleção: Southern Bastards







Sem comentários:

Enviar um comentário