Uma da minhas bandas desenhadas de ficção que mais adoro. Um conto de terror que acontece na zona rural de Harrow County, uma zona do sul, que conta com monstros, bruxas e feiticeiros e uma historia que em cada livro, torna o ambiente mais assustador e negro. Conta com 8 volumes e eu que tenho dificuldade em seguir coletâneas devido ao fator monetário e por difícil diversificar em cada livro, este foi tão bom que eu fiz a coleção toda. Cada livro é como um episodio, que pode até parecer independente dos outros livros se não fosse o final, o culminar de tudo o que ficamos a conhecer nos livros anteriores. No mínimo original e excelente.
Começa com o passado e a morte de uma bruxa por um grupo de pessoas, seguindo-se para os dias atuais em que Emmy que vive com o seu pai, que ao fazer 18 anos de idade descobre que é a reencarnação de Hester Beck, a bruxa morta pelo seu pai e restante comunidade de Harrow County. Com medo que a bruxa se revele em Emmy, o seu pai tenta matar a própria filha. No entanto Emmy revela que tem poderes mas que ela própria não tem nada de Hester, apaziguando assim o medo da comunidade do regresso da bruxa. No inicio Emmy encontra a pele de um pequeno rapaz, pele esta que fala com Emmy e que depois encontra o corpo do próprio rapaz, mas estas duas partes são o mesmo rapaz. Esta é a primeira criatrura que Emmy encontra e que dá o desenrolar para esta fábula. A pele e corpo do rapaz são também ao longo de toda a historia, a criatura mais fiel e que protege Emmy juntamente com a sua melhor amiga Bernice.
A partir daqui e em cada livro existe uma revelação. Sempre com plano de fundo os bosques e o campo. Encontra mais criaturas, descobre que tem uma irmã gémea e que esta é como se fosse o lado negro de Emmy, descobre que afinal não é única e que existem outros seres milenares com poderes e habilidades sobrenaturais e que são a origem e verdadeira família. Emmy. Descobre que poderá não ser totalmente descendente de Hester, mas sim de outra pessoa dessa família e que a maioria das pessoas de Harrow County poderão ser criações de Hester, incluindo o seu pai.. O que dá mais impacto são as revelações e explicações sobre Emmy e sobre o mundo. Simplesmente incrível e de uma imaginação e originalidade imensa.
No final e com o clímax ao rubro, termina com o confronto entre Hester, a entidade milenar e malévola e Emmy, a sua descendente, mas benévola
Simplesmente espetacular esta coletânea. A historia é soberba, criativa, original, cativante. A juntar a esta maravilha vem algo também espetacular; a arte. O desenho, se a escrita tem todas as virtudes que apontei, também a arte. Lindamente ilustrado com aguarelas, com criação de ambientes que captam a historia, muito bonito e agradável de ver. É como se a historia fosse um lado do corpo e a arte o outro lado, inseparáveis e que fazem um só. A historia poderia ter ficado interessante com outro artista? Talvez, mas Tyler Crook fez um trabalho tão bom e único, que não vejo esta banda desenhada sem o enorme brilho que tem sem arte de Tyler Crook. (5/6)












Sem comentários:
Enviar um comentário