19/04/2020

Luna Park

Titulo: Luna Park
Autores: Danijel Zezelj e Kevin Baker
ISBN: 9789896825904
Ano de edição ou reimpressão: 08-2016
Editor: Levoir
Idioma: Português
Dimensões: 165 x 262 x 12 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 160

Alik Strelnikov, imigrante russo que trabalha para um grupo de máfia russa na América do Norte em Coney Island como executor. Aqui ele vive com a namorada, consumindo álcool e heroína para esquecer o que se tornou. No entanto a sua namorada encontra-se liga a outro grupo mafioso rival. Alik é atormentado por sonhos que o levarão de volta ao seu passado na Rússia pré-revolucionária e uma antiga namorada, à Primeira Guerra Mundial, e à Nova York dos anos 10, mostra de forma dramática e autodestrutiva da vida de Alik.  

Lado menos bom será que é um livro difícil de entender até ler todo, ou mesmo várias vezes, não seguindo uma cronologia progressiva, retomando a vários passados, alguns alternativos, especialmente no final em que dá uma reviravolta extrema, mágica ou psicadélica, podendo começar a juntar as peças e significado do livro, e perceber o trágico final. 

A nível de história como disse é um bocado complicada, mas depois de a entender acabamos por achar não confuso, mas complexo e inteligente. A nível gráfico, também muito original e único; podendo não ser fácil aceitar este estilo, mas que acaba por tornar-se agradável de ver pois alem de um realismo quase de fotografia transformada apenas 2 cores de preto e branco, carrega um peso grande de expressão. Fazendo lembrar os posters impressos a preto e branco da propaganda política do inicio dos anos do seculo XX. Luna Park é um daqueles livros em que o grafismo e a historia são quase impossíveis de as imaginar separadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário